terça-feira, 4 de maio de 2010

Rodovia para o caos!







CIDADES







Asfalto ruim nas estradas que levam até Aruanã

O problema não é novo. E volta à discussão sempre que se aproxima a temporada às margens do Rio Araguaia, programa preferido dos goianos no mês de julho. Em 2010, não é diferente: a má conservação das rodovias estaduais que levam a Aruanã, a 315 quilômetros da capital - e uma das cidades turísticas mais visitadas nas férias do meio de ano -, já é motivo de preocupação.

No último fim de semana, O POPULAR circulou pelas GOs 164 e 530, que ligam os municípios de Faina, Araguapaz e Aruanã, e também pela GO-070, saída para Inhumas. A constatação: na 070, no trecho entre Itaberaí e a cidade de Goiás, a estrada exige paciência para trafegar e disposição para enfrentar uma quantidade razoável de solavancos. A situação é ainda mais crítica na GO-164, entre Faina e Araguapaz, onde existem buracos que chegam a ocupar de um lado a outro da pista, podendo causar avarias em veículos. O asfalto velho e gasto, nas GOs que levam ao Araguaia, contribui para a composição do quadro.

No ano passado, reportagem publicada pelo jornal em junho, a pouco mais de uma semana do início oficial da temporada no rio, mostrou que os motoristas que trafegavam por essas estradas enfrentavam poeira, prejuízo e muito risco durante a viagem. Segundo a matéria, as GOs 164 e 530, à época, apresentavam "aspecto de queijo suíço, com vários buracos".

Responsável pela manutenção das rodovias estaduais, a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), por meio de nota oficial assinada pela Diretoria Técnica, informou ontem que já foi determinado o início dos serviços de tapa-buracos na região, através da empresa contratada do Programa Terceira Via que responde pelos trechos em questão (a nota não revela o nome da empresa). "Na GO-070, entre Inhumas e o entroncamento de Itauçu, o asfalto está novo e não necessita reparos", declara a Agetop. "Entre Itaberaí e a cidade de Goiás, os serviços tiveram início na última sexta-feira", completa, embora isso não tenha sido verificado pelo POPULAR.

Em relação à GO-164, entre Faina e Nova Crixás, passando por Araguapaz e Mozarlândia, a previsão do órgão é que os serviços de manutenção do pavimento asfáltico sejam concluídos em 20 dias. "Neste mesmo trecho, até São Miguel do Araguaia, a Agetop já restaurou 25 quilômetros, dentro do Programa de Recuperação das Estradas Asfaltadas (Prea) e, até o final deste ano, terá sido recuperada a malha em toda a extensão", garante a empresa pública estadual, emendando que "a GO-530, coincidente com a BR-251, no trecho entre Araguapaz e Aruanã, também deve receber tapa-buracos a partir desta semana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário