segunda-feira, 12 de julho de 2010

Anápolis: saúde é problema!






ANÁPOLIS

Saúde - Falta de médico é o calcanhar-de-aquiles
Prefeitura está reorganizando toda a rede de saúde e lança programas, mas esbarra na dificuldade para contratar principalmente pediatra e clínico-geral

CE­ZAR SAN­TOS

A pa­ci­en­te se di­ri­ge a uma uni­da­de da re­de pú­bli­ca de sa­ú­de e não con­se­gue aten­di­men­to pa­ra o seu fi­lho. A ce­na é cor­ri­quei­ra em to­do o Bra­sil e não tem si­do di­fe­ren­te em Aná­po­lis, on­de es­se ti­po de si­tu­a­ção tem si­do de­nun­ci­a­do em pro­gra­mas de rá­dio que abrem es­pa­ço pa­ra o po­vo re­cla­mar. O dé­fi­cit de mé­di­cos na re­de mu­ni­ci­pal de sa­ú­de é ad­mi­ti­do pe­lo se­cre­tá­rio Wil­mar Al­ves Mar­tins, um ad­vo­ga­do de 57 anos, ex­pe­ri­en­te fun­cio­ná­rio do se­tor, há mais de 30 anos ser­vi­dor do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de e que tam­bém foi di­re­tor-ad­mi­nis­tra­ti­vo da Fun­da­ção Na­ci­o­nal de Sa­ú­de (FNS).

Con­cur­so aber­to pa­ra con­tra­ta­ção de mé­di­cos não te­ve êxi­to - ou te­ve êxi­to par­ci­al, já que não pre­en­cheu to­das as va­gas -, e a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de con­se­guiu, com in­ter­me­di­a­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, dei­xar aber­to um pro­ces­so se­le­ti­vo nes­se sen­ti­do. Ou se­ja, as va­gas pa­ra mé­di­cos es­tão aber­tas em ca­rá­ter pra­ti­ca­men­te per­ma­nen­te na ci­da­de. O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal da Sa­ú­de in­for­ma que o ór­gão con­ta ho­je com um to­tal de 250 mé­di­cos pa­ra aten­di­men­to de to­da a re­de. “O dé­fi­cit nes­te mo­men­to é de 30 pro­fis­si­o­nais”, es­ti­ma o se­cre­tá­rio Wil­mar Mar­tins.

No fi­nal do mês pas­sa­do, a Pre­fei­tu­ra de Aná­po­lis lan­çou um pa­co­te de ações pa­ra a área de sa­ú­de. Tra­ta-se do Pro­gra­ma Sa­ú­de pa­ra To­dos, que deu iní­cio à en­tre­ga de 15 no­vos ve­í­cu­los pa­ra dar apoio às uni­da­des de sa­ú­de es­pe­cí­fi­cas e a as­si­na­tu­ra de or­dem de ser­vi­ço pa­ra re­for­ma e am­pli­a­ção de 12 pos­tos de sa­ú­de. O pa­co­te (ler tex­to abai­xo) tra­duz a pri­o­ri­za­ção que o pre­fei­to An­tô­nio Ro­ber­to Go­mi­de (PT) tem da­do ao se­tor, his­to­ri­ca­men­te ca­ren­te de so­lu­ções pe­la enor­me de­man­da.

Em que pe­se es­sas ações, o pro­ble­ma da fal­ta de mé­di­cos per­sis­te. A po­pu­la­ção re­cla­ma, as au­to­ri­da­des re­co­nhe­cem o pro­ble­ma. É im­por­tan­te ob­ser­var que a fal­ta de mé­di­cos não é ques­tão afe­ta à atu­al ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal e cer­ta­men­te que ago­ra o pro­ble­ma tal­vez es­te­ja até me­nos agu­do. Mas o pro­ble­ma per­sis­te, e já que se fa­la de sa­ú­de, uma ana­lo­gia que po­de ser fei­ta é que a fal­ta de mé­di­co na re­de pú­bli­ca de Aná­po­lis, que sem­pre foi uma cha­ga ex­pos­ta, ago­ra dei­xou de pur­gar, mas con­ti­nua in­fec­cio­na­da. Ur­ge fa­zer al­gu­ma coi­sa, um tra­ta­men­to efe­ti­vo, sob ris­co de es­sa fe­ri­da gan­gre­nar.


Pla­ne­ja­men­to

Wal­mir in­for­ma que ao as­su­mir, a equi­pe do pre­fei­to An­tô­nio Go­mi­de fez um di­ag­nós­ti­co da si­tu­a­ção da sa­ú­de no mu­ni­cí­pio, quan­do se le­van­ta­ram as prin­ci­pa­is di­fi­cul­da­des. “Pa­ra se ter uma ideia, ha­via to­tal fal­ta de in­ves­ti­men­to na sa­ú­de, uma vez que na ges­tão an­te­ri­or não ti­nha si­do apli­ca­do nem o por­cen­tu­al obri­ga­tó­rio cons­ti­tu­ci­o­nal­men­te. Ha­via pro­ble­mas na área de re­cur­sos hu­ma­nos que afe­ta­vam to­do o aten­di­men­to. Fal­ta­va in­ves­ti­men­to em in­fra­es­tru­tu­ra, fal­ta­va equi­pa­men­to, fal­ta­va ma­te­ri­al, fal­ta­va me­di­ca­men­to”, enu­me­ra o se­cre­tá­rio. Com o di­ag­nós­ti­co em mãos, foi fei­to o pla­ne­ja­men­to. “Es­se pla­ne­ja­men­to es­tá sen­do exe­cu­ta­do.”

No fi­nal do mês pas­sa­do, com o lan­ça­men­to do pa­co­te de ações pa­ra a área, a Se­cre­ta­ria de Sa­ú­de de Aná­po­lis co­me­çou a ma­te­ri­a­li­zar es­se pla­ne­ja­men­to de for­ma efe­ti­va, nu­ma con­cor­ri­da so­le­ni­da­de re­a­li­za­da no hall do Cen­tro Ad­mi­nis­tra­ti­vo. No lan­ça­men­to do Pro­gra­ma Sa­ú­de pa­ra To­dos, ve­í­cu­los no­vos fo­ram dis­tri­bu­í­dos co­mo for­ma de dar mais agi­li­da­de aos ser­vi­ços.

As uni­da­des de Es­tra­té­gia Sa­ú­de da Fa­mí­lia (ESF) re­ce­be­ram seis fur­gões Fi­at Dob­ló e três Volkswa­gen Gol; a Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria Mu­ni­ci­pal e a equi­pe de lo­gís­ti­ca (res­pon­sá­vel pe­la en­tre­ga dos me­di­ca­men­tos nos pos­tos) ga­nha­ram uma ca­mi­o­ne­te Ford F-350, ca­da. O Ser­vi­ço de Aten­di­men­to Mé­di­co de Ur­gên­cia (Sa­mu) ga­nhou mais uma am­bu­lân­cia, mo­de­lo Fi­at Du­ca­to; o Hos­pi­tal do Ido­so e o Aten­di­men­to Do­mi­ci­li­ar de Sa­ú­de Bu­cal, uma Kom­bi Volkswa­gen, ca­da; e o Nú­cleo de Apoio à Sa­ú­de da Fa­mí­lia, um Fi­at Dob­ló.

Ain­da hou­ve a as­si­na­tu­ra das or­dens de ser­vi­ço pa­ra am­pli­a­ção de dez pos­tos de ESF, nos Bair­ros São Jo­a­quim, Adri­a­na Par­que, Ale­xan­dri­na, Dom Ema­nu­el, JK, Vi­vi­an Par­que, Ma­ra­ca­na­zi­nho; Jar­dim Su­í­ço e Vi­las Fa­bril e San­ta Ma­ria de Na­za­ré. As Uni­da­des Bá­si­ca de Sa­ú­de (USB) dos dis­tri­tos de In­ter­lân­dia e Go­i­a­lân­dia tam­bém fo­ram con­tem­pla­das.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de in­for­mou no even­to que o pa­co­te de ações não se li­mi­ta à en­tre­ga de ve­í­cu­los e re­for­mas das Uni­da­des de Sa­ú­de, mas que con­ta com de­ze­nas de be­ne­fí­ci­os, en­tre obras, exe­cu­ção de ser­vi­ços e aqui­si­ção de equi­pa­men­tos pa­ra os vá­rios ní­veis de aten­di­men­to a sa­ú­de. “São inú­me­ras ações com um úni­co ob­je­ti­vo, pres­tar um aten­di­men­to de qua­li­da­de e con­di­zen­te com a ne­ces­si­da­de dos ana­po­li­nos”, dis­se. De acor­do com Wil­mar Mar­tins, um dos prin­ci­pa­is fo­cos do pro­gra­ma é pro­mo­ver a des­cen­tra­li­za­ção dos ser­vi­ços pres­ta­dos.

Já o pre­fei­to An­tô­nio Go­mi­de re­a­fir­mou o com­pro­mis­so com a me­lho­ria do se­tor co­mo um to­do, bem co­mo a dis­po­si­ção de não fu­gir dos pro­ble­mas. “A en­tre­ga des­ses ve­í­cu­los e as­si­na­tu­ra das or­dens de ser­vi­ço sim­bo­li­za um no­vo mo­men­to que es­se pro­gra­ma pro­por­ci­o­na pa­ra o mu­ni­cí­pio. Uma ação co­mo es­sa Aná­po­lis nun­ca viu. Há mui­tas re­cla­ma­ções em tor­no da Sa­ú­de, mui­tas ve­zes fa­tos iso­la­dos, mas não es­ta­mos cor­ren­do des­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. Es­ta­mos en­fren­tan­do e apre­sen­tan­do ações con­cre­tas pa­ra so­ci­e­da­de.”

Go­mi­de des­ta­cou que sua ad­mi­nis­tra­ção es­tá in­ves­tin­do pe­sa­do na área de sa­ú­de e que nos pró­xi­mos 90 di­as mui­tas ações que com­põe o pa­co­te do pro­gra­ma Sa­ú­de pa­ra To­dos se­rão en­tre­gues pa­ra a po­pu­la­ção. “São me­di­das pla­ne­ja­das e que per­mi­tem um sal­to de qua­li­da­de pa­ra ci­da­de.”


Mais ações

Além da re­for­ma e am­pli­a­ção das 12 uni­da­des de sa­ú­de e a en­tre­ga dos ve­í­cu­los, ain­da es­tá pre­vis­to, den­tro do cro­no­gra­ma do pro­gra­ma Sa­ú­de pa­ra To­dos, a inau­gu­ra­ção do Cen­tro de Re­a­bi­li­ta­ção e Fi­si­o­te­ra­pia de Aná­po­lis, a inau­gu­ra­ção do Cen­tro Mu­ni­ci­pal de Di­ag­nós­ti­co por Ima­gem (CMDI), e Cen­tro Ci­rúr­gi­co do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Ja­mel Ce­cí­lio.

Ain­da no mês de ju­lho se­rá fei­to o lan­ça­men­to do pro­gra­ma Sa­ú­de nos Bair­ros, a im­plan­ta­ção da no­va Cen­tral Odon­to­ló­gi­ca da Vi­la Jai­a­ra, a im­plan­ta­ção da Far­má­cia de Me­di­ca­men­tos de Al­to Cus­to, iní­cio do fun­cio­na­men­to do plan­tão 24 ho­ras do Cais Jar­dim Pro­gres­so, en­tre­ga do Con­sul­tó­rio Odon­to­ló­gi­co do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Ja­mel Ce­cí­lio — que fun­cio­na­rá 24 ho­ras —, a for­ma­tu­ra dos alu­nos do Pro­je­to Sa­mu­zi­nho e a re­a­li­za­ção do pro­je­to Es­co­las Pro­mo­to­ras de Sa­ú­de, on­de são re­a­li­za­dos de exa­mes dos alu­nos tri­a­dos pa­ra con­fec­ção de ócu­los que se­rão do­a­dos pe­la Pre­fei­tu­ra Aná­po­lis.


“Anápolis não é uma ilha”
Dois anapolinos experientes e conhecedores da área falam sobre a saúde

Ei­zechson Bra­sil Go­mi­des — clí­ni­co e car­di­o­lo­gis­ta, foi su­pe­rin­ten­den­te da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Sa­ú­de (1999 a 2002)

Aná­po­lis não é uma ilha na área da sa­ú­de, tem os mes­mos pro­ble­mas que há no Pa­ís in­tei­ro, com ra­ras ex­ce­ções em al­guns lu­ga­res. A sa­ú­de pú­bli­ca no Bra­sil foi re­le­ga­da a se­gun­do pla­no por mui­to tem­po, ape­sar dos pro­je­tos se­rem bons, co­mo o SUS, que é um avan­ço re­co­nhe­ci­do mun­di­al­men­te, mas que não prá­ti­ca tem dei­xa­do a de­se­jar.

Aná­po­lis não é di­fe­ren­te. Ain­da te­mos gran­des de­fi­ci­ên­cias, em que pe­se o es­for­ço de al­guns ad­mi­nis­tra­do­res. E o pre­fei­to An­tô­nio Go­mi­de tem se es­for­ça­do em Aná­po­lis, com mé­ri­to em al­gu­mas áre­as. Mas a ver­da­de é que ele não con­se­guiu equa­cio­nar ain­da o pro­ble­ma da sa­ú­de em Aná­po­lis. E acho que não é uma ges­tão só que vai equa­cio­nar es­se pro­ble­ma. Is­so pas­sa por vá­ri­as ges­tões, por­que é um pro­ble­ma crô­ni­co. Além de ser crô­ni­co, é uma área mui­to sen­sí­vel e mais, ain­da, ca­ra, que a ca­da dia se tor­na mais ca­ra em fun­ção da tec­no­lo­gia e das de­man­das.

Sa­ú­de é uma so­lu­ção di­fí­cil, em que pe­se o es­for­ço dos ad­mi­nis­tra­do­res. Não acre­di­to que al­guém en­tre na Pre­fei­tu­ra ou no go­ver­no sem a in­ten­ção de fa­zer al­go. Mas quan­do che­ga lá, o qua­dro é di­fe­ren­te.

Em Aná­po­lis, re­pi­to, não exis­te equa­cio­na­men­to de­fi­ni­ti­vo, em­bo­ra exis­ta es­for­ço na me­lho­ria. Ho­je, al­gu­mas coi­sas fun­cio­nam me­lho­res que no pas­sa­do em fun­ção de ter ha­vi­do in­ves­ti­men­to tam­bém no pas­sa­do. Por exem­plo, a cons­tru­ção do Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Aná­po­lis (Hu­a­na), que é um bom exem­plo dis­so. O Hu­a­na tem fun­cio­na­do bem, den­tro de su­as ca­rac­te­rís­ti­cas, ape­sar da so­bre­car­ga da de­man­da, co­mo acon­te­ce em to­dos os lu­ga­res on­de tem uma uni­da­de que fun­cio­na bem e que tem boa es­tru­tu­ra. Ele aca­ba não aten­den­do só o mu­ni­cí­pio de Aná­po­lis. Mes­mo por­que não tem co­mo fa­zer uma cer­ca e só aten­der o pes­so­al da ci­da­de.

O Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal so­fre um pro­ble­ma crô­ni­co, por ser uma es­tru­tu­ra já ul­tra­pas­sa­da, por­tan­to de di­fí­cil ad­mi­nis­tra­ção, e que tem uma de­man­da mui­to gran­de. E lá tem o pro­ble­ma sé­rio que é a fal­ta de pro­fis­si­o­nais mé­di­cos. Às ve­zes fal­tam mé­di­cos, co­mo fal­tam em ou­tros lu­ga­res. Po­de­mos ver is­so na im­pren­sa. Nos con­cur­sos que se fa­zem pa­ra con­tra­tar mé­di­cos às ve­zes nem apa­re­ce can­di­da­tos, por cau­sa da re­mu­ne­ra­ção mui­to bai­xa em re­la­ção ao que é exi­gi­do do pro­fis­si­o­nal.

Con­si­de­ro que a fal­ta de pro­fis­si­o­nal é o prin­ci­pal pro­ble­ma da sa­ú­de em Aná­po­lis ho­je. Is­so ocor­re por­que o ór­gão pú­bli­co, o SUS prin­ci­pal­men­te, não tem uma po­lí­ti­ca de car­go e car­rei­ra den­tro de seu qua­dro, pa­ra re­mu­ne­rar o pro­fis­si­o­nal con­dig­na­men­te pa­ra que ele tra­ba­lhe em ba­ses sa­tis­fa­tó­ri­as em ter­mos sa­la­ri­ais.

Além das con­di­ções de tra­ba­lho, que na mai­o­ria das uni­da­des são pre­cá­rias. No Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal aqui em Aná­po­lis, prin­ci­pal­men­te, é mui­to ru­im a es­tru­tu­ra. É uma es­tru­tu­ra ve­lha, ar­cai­ca, em que fo­ram fei­tos re­men­dos. Co­nhe­ci o hos­pi­tal, era um blo­co­zi­nho pe­que­no, um pron­to so­cor­ro, on­de tra­ba­lhá­va­mos um mé­di­co, um por­tei­ro e uma en­fer­mei­ra. Ho­je é uma es­tru­tu­ra gran­de que cres­ceu com aden­dos e pu­xa­di­nhos.

Mé­di­cos não que­rem tra­ba­lhar lá por is­so, as con­di­ções são mui­to ru­ins. O am­bi­en­te de tra­ba­lho é ru­im, o as­pec­to do lu­gar, sem con­for­to. O mé­di­co clí­ni­co en­tra lá pa­ra fa­zer um plan­tão de 24 ho­ras e aten­de 150 pes­so­as num dia, is­so é de­su­ma­no. Não exis­te me­di­ci­na bem fei­ta aten­den­do-se mais de qua­tro pa­ci­en­tes por ho­ra.

En­tão o que se es­tá fa­zen­do no HM é um ar­re­me­do de sa­ú­de.


Mo­zart So­a­res Fi­lho — mé­di­co pe­di­a­tra, atu­al­men­te se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co, foi se­cre­tá­rio de Sa­ú­de de Aná­po­lis por du­as ve­zes (1980 e na dé­ca­da de 90, nas ges­tões de Wol­ney Mar­tins).

Quan­do An­tô­nio Go­mi­de as­su­miu a Pre­fei­tu­ra, a re­de pú­bli­ca era pra­ti­ca­men­te a mes­ma, o mes­mo Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal que foi inau­gu­ra­do na dé­ca­da de 70 por Ja­mel Ce­cí­lio. A po­pu­la­ção cres­ceu, as de­man­das au­men­ta­ram e Aná­po­lis é um po­lo de re­fe­rên­cia do Mé­dio-Nor­te go­i­a­no e o HM tem o mes­mo nú­me­ro de lei­tos de dé­ca­das atrás.

A San­ta Ca­sa até cres­ceu, mas to­dos os hos­pi­tais, prin­ci­pal­men­te a ma­ter­ni­da­de, que é fi­lan­tró­pi­ca, vi­vem com di­fi­cul­da­des, cor­ren­do o ris­co até de fe­char as por­tas, por que não con­se­gue ti­rar sua CND (Cer­ti­dão Negativa de Débito) e por is­so não po­de re­ce­ber ver­bas de con­vê­ni­os.

Nes­te um ano e meio hou­ve uma me­lho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va na re­de bá­si­ca, mas a de­man­da que es­ta­va re­pri­mi­da não foi aten­di­da ain­da. Es­sa de­man­da não é de ago­ra, é de 5, 10, 20 anos atrás.

Fez-se uma cam­pa­nha de fi­la ze­ro de ci­rur­gi­as, e avan­çou-se bas­tan­te em ci­rur­gi­as de ca­ta­ra­ta, exa­mes de al­ta com­ple­xi­da­de. Mas não te­mos um cen­tro de re­fe­rên­cia. E os hos­pi­tais pri­va­dos tam­bém es­tão em gran­de di­fi­cul­da­de por que o se­tor pú­bli­co não pa­ga uma ta­be­la ade­qua­da em ter­mos de cus­to.

O se­tor pú­bli­co não se pre­pa­rou prin­ci­pal­men­te no se­tor de emer­gên­cia. Em trau­ma­tis­mo foi re­sol­vi­do, mas com a de­man­da au­men­tan­do, se não to­mar pro­vi­dên­cia ago­ra em ter­mos de am­pli­a­ção, te­re­mos sé­rios pro­ble­mas em pou­co tem­po no Hos­pi­tal Hen­ri­que San­til­lo, que já es­tá ope­ran­do no li­mi­te.

Uma ques­tão sé­ria é o pro­ble­ma sa­la­ri­al. Há uma in­sa­tis­fa­ção ge­ne­ra­li­za­da do pes­so­al da sa­ú­de com os sa­lá­ri­os efe­ti­va­men­te pa­gos. O que es­ta­mos ven­do ho­je em Aná­po­lis é um pro­ble­ma de emer­gên­cia na área clí­ni­ca, prin­ci­pal­men­te na pe­di­a­tria, por que não se en­con­tram pro­fis­si­o­nais. E é di­fí­cil en­con­trar por cau­sa dos bai­xos sa­lá­ri­os pa­gos.

Ocor­re que hou­ve uma in­ver­são, por que ho­je a ta­xa de na­ta­li­da­de no Bra­sil di­mi­nu­iu sen­si­vel­men­te, e com is­so hou­ve um de­ses­tí­mu­lo na área de pe­di­a­tria.

Evi­den­te que a Pre­fei­tu­ra es­tá fa­zen­do in­ves­ti­men­tos den­tro da­qui­lo que po­de ser ofe­re­ci­do. O pre­fei­to con­se­guiu re­cur­sos pa­ra a ins­ta­la­ção de uma UPA (Uni­da­de de Pron­to Aten­di­men­to), que po­de­rá mi­no­rar um pou­co es­ses pro­ble­mas que es­tão sur­gin­do de for­ma mais agu­da.

A fal­ta de pro­fis­si­o­nais mé­di­cos é um dos pro­ble­mas mais gra­ves que a po­pu­la­ção de Aná­po­lis en­fren­ta nes­se mo­men­to. Um dos pro­ble­mas é a va­lo­ri­za­ção do pro­fis­si­o­nal da sa­ú­de em to­das as áre­as, não só mé­di­co, mas en­fer­mei­ras, bi­o­quí­mi­co, fi­si­o­te­ra­peu­ta, en­fim, to­do o pes­so­al en­vol­vi­do.

Mes­mo por­que não adi­an­ta ter o pro­fis­si­o­nal e não dar con­di­ções téc­ni­cas pa­ra ele de­sen­vol­ver seu tra­ba­lho. Ho­je, to­dos sa­bem, há avan­ços tec­no­ló­gi­cos, mas o hos­pi­tal pú­bli­co não com­pa­re­ce, com ra­ras e hon­ro­sas ex­ce­ções, co­mo o Sa­ra Ku­bitschek, em Bra­sí­lia, um oá­sis no meio do de­ser­to.

Nor­mal­men­te a ges­tão pú­bli­ca é mais re­fra­tá­ria à mo­der­ni­za­ção. O pre­fei­to es­tá ten­tan­do con­tor­nar pro­ble­mas crô­ni­cos den­tro do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, fa­zen­do adap­ta­ções nu­ma uni­da­de cons­tru­í­da nu­ma épo­ca em que as exi­gên­cias da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria eram com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes de ho­je.

As ações são me­di­das emer­gen­ci­ais pa­ra aten­der uma de­man­da re­pri­mi­da. Es­tá sen­do fei­to um pla­ne­ja­men­to, in­ves­ti­men­to, pa­ra ope­rar a es­tru­tu­ra. Mes­mo por que se não ope­rar a es­tru­tu­ra, es­ta­re­mos sem­pre em cam­pa­nha e sem­pre cor­ren­do atrás dos pro­ble­mas, e não re­sol­ven­do os pro­ble­mas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário