segunda-feira, 12 de julho de 2010

BASTIDORES





Re­bel­dia

O pre­fei­to de Cris­ta­li­na, o de­mo­cra­ta Lu­iz Car­los At­tié (fo­to), re­be­lou-se. Vai apo­i­ar Vil­mar Ro­cha (DEM) pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral, mas, pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al, fa­rá cam­pa­nha pa­ra uma can­di­da­ta do PMDB de Pi­res do Rio. Pa­ra go­ver­na­dor, po­de se­guir com Van­der­lan Car­do­so. Diz que es­tá sen­do per­se­gui­do pe­lo PSDB de Cristalina. O DEM po­de en­qua­drá-lo.


“Vanderlan é diferente” será o lema da campanha do candidato

O can­di­da­to da co­li­ga­ção PR-PP a go­ver­na­dor, Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so (PR), é pou­co co­nhe­ci­do dos elei­to­res go­i­a­nos e nis­to re­si­de sua gran­de di­fi­cul­da­de, so­bre­tu­do por­que en­fren­ta dois can­di­da­tos bem co­nhe­ci­dos, os ex-go­ver­na­do­res Iris Re­zen­de (PMDB) e Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB). En­quan­to Iris e Mar­co­ni ar­ti­cu­lam su­as es­tra­té­gias de en­fren­ta­men­to — a cam­pa­nha se­rá du­rís­si­ma, com de­nún­cias pe­sa­das de to­dos os la­dos —, Van­der­lan es­for­ça-se pa­ra apre­sen­tar-se e cha­mar a aten­ção dos elei­to­res. Num qua­dro de po­la­ri­za­ção ra­di­cal, que cria a ima­gem de que não há es­pa­ço pa­ra al­ter­na­ti­vas, o no­me da ter­cei­ra via en­fren­ta sé­rias di­fi­cul­da­des pa­ra se im­por.

Ao apos­tar na ima­gem de que é um ges­tor efi­ci­en­te — e é, de fa­to —, Van­der­lan es­bar­ra na ima­gem de Iris e Mar­co­ni co­mo ges­to­res. Iris foi pre­fei­to de Go­i­â­nia por três ve­zes e go­ver­nou Go­i­ás du­as ve­zes, além de ter si­do mi­nis­tro e se­na­dor. Mar­co­ni foi de­pu­ta­do es­ta­du­al, de­pu­ta­do fe­de­ral, go­ver­na­dor du­as ve­zes se­gui­das, acu­mu­lan­do se­te anos e três mes­es co­mo ges­tor, e é se­na­dor. Van­der­lan re­or­ga­ni­zou a Pre­fei­tu­ra de Se­na­dor Ca­ne­do e, fi­nal­men­te, deu es­ta­tu­to de ci­da­de ao mu­ni­cí­pio.


Qual é o grau de influência do presidente Lula em Goiás?

Tu­ca­nos di­zem que Lu­la nun­ca te­ve in­flu­ên­cia nas elei­ções ma­jo­ri­tá­rias de Go­i­ás. O pró­prio Lu­la sem­pre te­ve di­fi­cul­da­des no Es­ta­do. Nes­te ano, mui­to bem ava­li­a­do e as­si­mi­la­do, o pe­tis­ta se­rá ca­paz de, com pe­di­dos pú­bli­cos, in­flu­en­ciar a elei­ção pa­ra go­ver­na­dor, be­ne­fi­ci­an­do Iris Re­zen­de ou Van­der­lan Car­do­so?

O de­pu­ta­do San­dro Ma­bel ava­lia que sim. “Nos­sas pes­qui­sas apon­tam que 76% dos en­tre­vis­ta­dos di­zem que Lu­la po­de con­tri­bu­ir com o can­di­da­to a go­ver­na­dor. Não pes­qui­sa­mos, po­rém, se o elei­tor vo­ta­ria ne­ces­sa­ria­men­te no can­di­da­to x ou y por­que o pre­si­den­te pe­diu.”

O pu­bli­ci­tá­rio Mar­cus Vi­ni­ci­us Quei­roz diz que a in­flu­ên­cia de Lu­la em Go­i­ás “é pe­que­na. O pe­tis­ta in­flu­en­cia mais no Nor­te do pa­ís. Jo­sé Ser­ra, o can­di­da­to tu­ca­no, li­de­ra no Es­ta­do”.


Polícia bancará Marcos Martins

Não res­ta dú­vi­da que Jo­ão Cam­pos é um de­pu­ta­do fe­de­ral qua­li­ta­ti­vo. Na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos tem atu­a­ção des­ta­ca­da na área de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, mas po­li­ci­ais ci­vis e mi­li­ta­res ava­li­am que de­di­ca a mai­or par­te dos es­for­ços pa­ra de­fen­der os evan­gé­li­cos do que seus in­te­res­ses. Daí ha­via op­ta­do por apo­i­ar Er­nes­to Rol­ler pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral. Co­mo Rol­ler de­sis­tiu, os po­li­ci­ais têm vá­rios can­di­da­tos.

Pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al, o pre­fe­ri­do da Po­lí­cia Ci­vil é Mar­cos Mar­tins Ma­cha­do, o de­le­ga­do que re­sol­veu to­dos os se­ques­tros que in­ves­ti­gou. De­ta­lhe: co­ro­néis da Po­lí­cia Mi­li­tar, co­mo Di­vi­no Efi­gê­nio, hi­po­te­ca­ram apoio a Mar­cos Mar­tins.


Confronto

O empresário Domingos Sávio não aceita pressão e não vai retirar sua candidatura a presidente da Fieg. Sávio deve conquistar o apoio de Eribaldo Egídio, do Sindicato da Indústria Química, que seria indicado vice na sua chapa. Pedro Alves de Oliveira será bancado por Paulo Afonso. Teme-se que Roberto Elias seja apresentado como tertius.

A aposta no palanque eletrônico pode decepcionar

A cam­pa­nha no pa­lan­que ele­trô­ni­co é mui­to im­por­tan­te, mas não é tu­do. Quan­to che­gar o mo­men­to de se fa­zer a cam­pa­nha na te­le­vi­são, em agos­to, os can­di­da­tos de­ve­rão es­tar com as cam­pa­nhas nas ru­as, com a con­quis­ta de mi­li­tan­tes e li­de­ran­ças mu­ni­ci­pa­is e co­mu­ni­tá­rias. Aque­le que apos­tar ex­clu­si­va­men­te na te­vê po­de per­der ter­re­no. Por­que, se há uma cam­pa­nha no ví­deo, ain­da que azei­ta­da, mas não re­sul­ta em mo­vi­men­ta­ções nas ru­as e no in­te­ri­or, o can­di­da­to ten­de a se de­si­dra­tar pau­la­ti­na­men­te. O pro­gra­ma de te­vê só fun­cio­na bem, por­tan­to, se exis­tir uma cam­pa­nha re­al nas ru­as — uma mo­vi­men­ta­ção que pos­sa ser vis­ta e as­si­mi­la­da pe­los elei­to­res.

O pu­bli­ci­tá­rio Mar­cus Vi­ni­ci­us Quei­roz — que, em 2006, ar­ti­cu­lou o com­pe­ten­te marke­ting do ex-go­ver­na­dor Mar­ce­lo Mi­ran­da (To­can­tins), re­e­lei­to — diz que os can­di­da­tos não de­vem es­pe­rar o pa­lan­que ele­trô­ni­co pa­ra de­fi­nir seus pro­je­tos e ações. “Van­der­lan er­ra quan­do diz que es­tá pla­ne­jan­do sua cam­pa­nha. Já de­ve­ria ter si­do pla­ne­ja­da, por­que, se ain­da não a pla­ne­jou, é si­nal que es­tá per­den­do ter­re­no pa­ra os can­di­da­tos mais for­tes, Mar­co­ni Pe­ril­lo e Iris Re­zen­de. Por ser me­nos co­nhe­ci­do, Van­der­lan de­ve­ria ser o mais atu­an­te, e não é.”

Mar­cus afir­ma que, a par­tir do ho­rá­rio elei­to­ral na te­vê, “co­me­ça a guer­ra das tor­ci­das. Aí vi­ra show. Mas, se o pro­gra­ma não for mui­to bem-fei­to, en­fa­ti­zan­do o que é de fa­to no­vo, o elei­tor po­de con­si­de­rar que tu­do é igual”. O pu­bli­ci­tá­rio afir­ma que o PMDB po­de ter er­ra­do ao in­di­ca­do Mar­ce­lo Me­lo pa­ra vi­ce de Iris Re­zen­de. “Ele se­ria mais re­pre­sen­ta­ti­vo pa­ra Iris, no En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral, se fos­se can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral.”

O ex-de­pu­ta­do fe­de­ral Vil­mar Ro­cha con­cor­da com Mar­cus Vi­ni­ci­us: “A te­le­vi­são já foi mais in­flu­en­te. Ali­men­ta e in­for­ma os for­ma­do­res de opi­ni­ão, mas não emo­cio­na e não en­can­ta mais. O pa­lan­que ele­trô­ni­co é im­por­tan­te, mas não é de­ci­si­vo. A in­ter­net, pa­ra de­ter­mi­na­do pú­bli­co, é uma al­ter­na­ti­va re­al à te­vê. Por­que é in­te­ra­ti­va, e a te­vê não é. Mar­co­ni an­dou pe­lo Es­ta­do e fez uma am­pla mo­bi­li­za­ção — o go­i­a­no ga­nhou a pré-cam­pa­nha e Ser­ra não fez uma boa pré-cam­pa­nha —, o que re­duz, ain­da mais, a in­flu­ên­cia da TV”.

O pu­bli­ci­tá­rio Re­na­to Mon­tei­ro dis­cor­da de Mar­cus Vi­ni­ci­us e de Vil­mar: “A au­diên­cia do pa­lan­que ele­trô­ni­co che­ga a 60% no iní­cio da cam­pa­nha, de­pois cai um pou­co e vol­ta a su­bir na re­ta fi­nal. Os pro­gra­mas na te­le­vi­são e no rá­dio são úte­is pa­ra for­mar con­cei­tos, pa­ra o de­ba­te qua­li­fi­ca­do e a ex­plo­ra­ção das con­tra­di­ções dos can­di­da­tos”.

Re­na­to diz que Van­der­lan, co­mo é pou­co co­nhe­ci­do, “vai ven­der sua bi­o­gra­fia nos pro­gra­mas ini­ci­ais. O dis­cur­so de que é di­fe­ren­te po­de fun­cio­nar, se o elei­tor acei­tá-lo”.

O de­pu­ta­do fe­de­ral San­dro Ma­bel diz que o pa­lan­que ele­trô­ni­co vai ser de­ci­si­vo. “Por­que Van­der­lan tem mui­to o que mos­trar. Na te­vê, se­rá pos­sí­vel evi­den­ci­ar por­que é di­fe­ren­te dos de­mais can­di­da­tos.”

Alcides só quer evitar debandada

O de­pu­ta­do tu­ca­no Da­ni­el Gou­lart diz que os can­di­da­tos do PSDB e do PMDB “de­vem mes­mo fi­car pre­o­cu­pa­dos com o em­prés­ti­mo de mais de R$ 4 bi­lhões que o go­ver­no de Al­ci­des Ro­dri­gues pla­ne­ja fa­zer. Se o em­prés­ti­mo for li­be­ra­do, cer­ca de 40% da ar­re­ca­da­ção do Es­ta­do fi­ca­rá com­pro­me­ti­da com dí­vi­das, o que vai atra­pa­lhar o cres­ci­men­to sus­ten­ta­do de Go­i­ás. Co­mo dei­xa o go­ver­no da­qui a seis mes­es, Al­ci­des não es­tá se pre­o­cu­pan­do com na­da. O rom­bo vai fi­car pa­ra o seu su­ces­sor. Mas o Te­sou­ro Na­ci­o­nal cer­ta­men­te não apro­va­rá o dis­pa­ra­te.”

Gou­lart afir­ma que “o em­prés­ti­mo não sai, mas o go­ver­no Al­ci­des, pa­ra ga­nhar uma so­bre­vi­da e não per­der de vez o apoio dos pre­fei­tos, ali­men­ta a te­se o tem­po to­do. Es­tão cri­an­do fal­sas ex­pec­ta­ti­vas”.

O pre­fei­to de Ni­que­lân­dia li­gou pa­ra Gou­lart e dis­se: “Al­guém do go­ver­no me dis­se: ‘O di­nhei­ro es­tá sa­in­do e os mu­ni­cí­pios se­rão be­ne­fi­ci­a­dos’. Al­ci­des só quer evi­tar a de­ban­da­da dos pre­fei­tos”.


“Cláudio Meirelles apoia Vanderlan”

O de­pu­ta­do San­dro Ma­bel, pre­si­den­te do PR, diz que o de­pu­ta­do es­ta­du­al Cláu­dio Mei­rel­les “es­tá apoi­an­do a can­di­da­tu­ra de Van­der­lan Car­do­so. Ele fez com­pro­mis­so co­mi­go e com o par­ti­do de que, se Van­der­lan fos­se ofi­ci­a­li­za­do, o apo­i­a­ria. Se par­ti­ci­par da cam­pa­nha de Mar­co­ni Pe­ril­lo, sua can­di­da­tu­ra se­rá cas­sa­da.”

Ma­bel ga­ran­te que pes­qui­sas in­ter­nas apon­tam cres­ci­men­to de Van­der­lan. O de­pu­ta­do acre­di­ta que ele vai dis­pu­tar con­tra Iris Re­zen­de.


“Interior é Marconi”, garante Valdivino

Can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral, Val­di­vi­no Oli­vei­ra diz que a re­ti­ra­da de cin­co no­mes for­tes — Mar­ce­lo Me­lo, Jo­sé Ta­ti­co, Ra­quel Tei­xei­ra, Pe­dro Wil­son e, tal­vez, Lu­iz Bit­ten­court — abre es­pa­ço pa­ra os no­va­tos. “A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos de­vem ga­nhar pe­lo me­nos 7 no­vos par­la­men­ta­res.”

Val­di­vi­no diz que mui­tos não es­tão per­ce­ben­do a for­ça com a qual Mar­co­ni es­tá vin­do do in­te­ri­or. “Co­mo uma on­da, que vai le­var qua­se to­do mun­do, ele ga­nha no 1º tur­no.”

José Eliton, vice de Marconi Perillo, atuou em Formosa, onde é respeitado. Democratas avaliam que vai tirar votos de Vanderlan Cardoso, cujo vice, Ernesto Roller, é da cidade.

-------------------------------

Um conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios está fazendo apostas. Ele sustenta que Marconi Perillo terá mais votos do que Iris Rezende e Vanderlan Cardoso juntos em Formosa.

-------------------------------

Ao saberem que uma escalada de denúncias contra Marconi Perillo está sendo articulada, tucanos goianos preparam o troco, por enquanto na surdina, e vão divulgar as denúncias que estavam guardando.

-------------------------------

Elizeu Neto coordena a campanha de Lúcia Vânia (PSDB) para o Senado e do deputado Valdair de Jesus (PTB) para deputado estadual em Anápolis.

-------------------------------
 
O economista Sérgio Macedo, funcionário da Goiás Fomento, é uma das apostas do PSB para deputado estadual. Ele é de Porangatu.

-------------------------------
 
O prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias, fechou questão: apoia Marconi Perillo para o governador e Sérgio Caiado para deputado federal.

-------------------------------
 
Sérgio e Marconi toleram o acordo. Porque, experientes, não brigam com quem quer apoiá-los.

-------------------------------
 
O empresário Antônio Almeida fechou acordo com o prefeito de Aruanã, Hermano Carvalho (PSDB), e vai disputar sua sucessão em 2012.

-------------------------------
 
Do deputado estadual tucano Fábio Sousa: “Estou no páreo para a disputa da Prefeitura de Goiânia em 2012”.

-------------------------------
 
O grupo liderado pelo ciurgião-dentista Rodrigo Marinho assume o comando do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) na quarta-feira, 14, às 8 horas.

-------------------------------
 
A aliança criada por Marinho sustenta que derrotou uma ditadura que comandava o CRO há vários anos.

-------------------------------
 
Disseram que Ernani de Paula não deu certo na Prefeitura de Anápolis porque era “maluco”. Papo furado: Ernani é lúcido e inteligente. Seus problemas básicos eram a inconstância e a falta de aliados políticos.

-------------------------------
 
Uma das mais funcionais medidas tomadas por Ernani, a Prefeitura 24 horas, voltará a funcionar brevemente, sob comando de Carmen Lúcia Falluh.

-------------------------------
 
O economista Valdivino de Oliveira defende Luiz Felipe Scolari para o comando da seleção brasileira de futebol. “Felipão tem experiência internacional e foi campeão mundial.”

-------------------------------
 
O evangélico Vanderlan Cardoso disse que está participando dos eventos da Igreja Católica e que a catedral de Senador Canedo começou a ser construída com o seu apoio.

-------------------------------
 
O Jornal Opção verificou com integrantes da Igreja Católica e não há resistência ao nome de Vanderlan . Eles confirmaram que, em Senador Canedo, o ex-prefeito sempre foi um aliado.

-------------------------------
 
O jornalista Nilson Gomes, assessor de Imprensa do senador Demóstenes Torres, afirma que impressiona o número de pessoas que querem trabalhar voluntariamente na campanha do democrata e do candidato a governador da coligação PSDB-DEM, Marconi Perillo.

-------------------------------
 
“Mas não é fácil contratar pessoas qualificadas para participar das campanhas”, afirma. Nilson atribui isto ao fato de que a condição de vida das pessoas melhorou.

-------------------------------
 
Candidato a deputado estadual, Gilvane Felipe avalia que a coligação PPS-PT do B pode eleger até quatro deputados estaduais.

-------------------------------
 
A maioria dos candidatos está segurando os gastos para agosto. Eles querem fazer a campanha no máximo em dois meses.

-------------------------------
 
O presidente da Celg, Carlos Silva, definiu seu projeto político: será candidato a prefeito de Santa Helena, em 2012, com o apoio do governador Alcides Rodrigues e da prefeita Raquel Teixeira.

-------------------------------
 
Líderes da Fetaeg e nacionais do movimento que defende os trabalhadores rurais defendem a demissão do superintendente do Incra em Goiás, Rogério Arantes.

-------------------------------
 
Integrantes da Fetaeg afirmam que a cúpula nacional do Incra já concorda que é preciso mudar o comando em Goiás. Porque Arantes não estaria cumprindo as metas da reforma agrária proposta pelo instituto.

-------------------------------
 
Sem dinheiro, sem estrutura e sem prefeitos, Barbosa Neto, do PSB, é candidato a deputado federal, mas não aparece em nenhuma lista de possíveis eleitos.

-------------------------------
 
Barbosa Neto deve ser candidato a vereador por Goiânia, em 2012. Será um recomeço.

-------------------------------
 
Siqueira Campos deve ser candidato a prefeito de Palmas, em 2012, aos 84 anos.

-------------------------------
 
De depender da Igreja Católica, pelo menos de alguns de seus integrantes, o prefeito de Trindade, Rica(rdo) Fortuna(to) não será reeleito em 2012.

-------------------------------
 
O impossível aconteceu: é possível verificar adesivos nostálgicos com os dizeres “Saudade de George Morais”. O pedetista deve ser candidato a prefeito de Trindade, em 2012.

-------------------------------

Nas listas de candidatos a deputado estadual mais bem votados aparece sempre em posição proeminente o peemedebista Lívio Luciano. Ele articula bem e é chamado por prefeitos e líderes municipais de Mr. Simpatia.

-------------------------------
 
Na semana passada, o PMDB articulava a contratação de um marqueteiro de Belo Horizonte.

-------------------------------
 
O publicitário Hamilton Carneiro conversou demoradamente com o candidato do PSC a governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, na sexta-feira, 9.

-------------------------------
 
Hamilton Carneiro insiste: “Não sou candidato a deputado federal”.

-------------------------------
 
Daniel Goulart é o coordenador da agenda do candidato Marconi Perillo e de outras missões.

-------------------------------
 
O assessor de Imprensa de Joaquim Roriz, Paulo (Ca)Fona, não está dando conta do recado. O release de um encontro do ex-peemedebista com líderes políticos, no restaurante Piantella, chegou às redações dos diários às 21 horas. Os jornais estavam praticamente fechados.

-------------------------------
 
Em vista à zona rural de Goiás, Sirlene Borba diz que saiu com a convicção que o homem do campo, apesar de sofrer muito, é esteio da economia brasileira.

-------------------------------
 
Candidata a deputada estadual pelo PTN, Sirlene Borba faz um trabalho cerrado em Goiânia, Rubiataba e na zona rural de vários municípios.

-------------------------------
 
O DEM goiano, como a velha UDN, é o partido dos juristas: Demóstenes Torres, Vilmar Rocha e, agora, José Eliton Júnior.

-------------------------------
 
Goianésia é o amuleto de Marconi Perillo. Por isso, como fez em 1998, 2002 e 2006, começou a campanha, o primeiro comício, pela cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário