segunda-feira, 12 de julho de 2010

Marconi: cresce a diferença!






SUCESSÃO

Marconi lidera e está 6,8 pontos à frente de Iris, diz 3ª rodada da Serpes
Tucano tem 46,1% das intenções de voto, diante de 39,3% de peemedebista. Vanderlan aparece com 6,5%

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida ao governo de Goiás com 6,8 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), mostra a terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, a primeira feita após as convenções. O tucano aparece com 46,1% das intenções de voto, diante de 39,3% do peemedebista, afirma o levantamento, realizado entre os dias 5 e 9.

Na comparação com a rodada anterior, publicada em 31 de maio, Marconi ligeira alta, de 1,1 ponto porcentual, e Iris sofreu ligeira queda, de 1,3 ponto. No levantamento realizada em maio, a distância entre o senador e o ex-prefeito era de 4,4 pontos porcentuais. As variações estão dentro da margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores em todo o Estado.

O candidato do PR, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, cresceu 2,1 pontos porcentuais em relação à última rodada e aparece agora com 6,5% das intenções de voto. Na pesquisa publicada em maio, o republicano aparecia com 4,4%. A candidata do PCB, Marta Jane, lançada pelo partido à disputa na semana passada, tem 1,2% das menções. Washington Fraga (PSOL) aparece com 0,3%. Os eleitores indecisos são 5,1% e os que afirmaram que votariam em branco ou nulo, 1,6%.

Na divisão da pesquisa por regiões, Iris vence a disputa na capital, em que aparece com 46,6% das intenções de voto, diante de 35,7% de Marconi. O cenário é melhor também para Vanderlan, que tem 12,7% das intenções de voto em Goiânia.

O senador tem mais de 50% das intenções de voto no Norte, no Entorno de Brasília e no Noroeste do Estado. No Norte, Marconi aparece com 51% dos votos, diante de 44% de Iris e 2% de Vanderlan. No Entorno, Marconi tem a maior vantagem sobre os adversários: o senador aparece com 52,4% das intenções, diante de 28,2% do peemedebista e de 2,9% do republicano.

No Noroeste do Estado, Marconi tem 51,2% das intenções, contra 33,8% de Iris e 6,2% de Vanderlan. A disputa entre Iris e Marconi está mais equilibrada na região Central, onde fica Anápolis. O tucano tem 45,2% das intenções, Iris obtém 41,4% e Vanderlan, 8,6%. No Sudoeste do Estado, o senador tucano tem 45,5%, o ex-prefeito de Goiânia tem 40,9% e o ex-prefeito de Senador Canedo aparece com 2,7%.

Na divisão da pesquisa por sexo, faixa etária e nível de escolaridade, Marconi está mais bem posicionado entre os eleitores mais jovens e idosos e Iris aparece com melhores índices entre os entrevistados de meia idade. O alcança seus melhores índice entre os eleitores com maior nível de escolaridade e a preferência por ele está equilibrada entre homens e mulheres. Já a opção por Iris aumenta à medida em que cai o nível de escolaridade dos entrevistados e é ligeiramente maior entre os eleitores do sexo masculino. Já Vanderlan tem aceitação maior entre os eleitores acima dos 34 anos, do sexo feminino e com nível superior.

Marconi tem 49,6% das intenções entre os eleitores com 60 anos ou mais, seu melhor índice por faixa etária. Entre os eleitores com curso superior e nível médio de ensino ele obtém 49% das intenções para cada faixa.

Iris, por sua vez, tem 42,2% de preferência entre os eleitores com ensino fundamental, 44,1% das intenções entre os eleitores de 45 a 59 anos de idade e 40% do entre os do sexo masculino. Vanderlan tem 13,7% das intenções entre os eleitores com curso superior e 7,8% entre as mulheres.

Segundo turno
Marconi vence os adversários nos dois cenários de segundo turno simulados pela pesquisa. O confronto com Iris é o mais a cirrado: o senador tucano tem 49,9% das intenções de voto, diante de 42,5% obtidos pelo ex-prefeito peemedebista.

Na rodada anterior, Marconi aparecia com 48,3% e Iris com 44,4% das intenções de votos na simulação de disputa de segundo turno entre eles. Os eleitores indecisos eram 4,4% e os que votariam em branco ou nulo, 3%. Na rodada atual, esses eleitores somam, respectivamente, 4,6% e 3,1%.

O senador tucano também venceria Vanderlan num confronto de segundo turno, mostra a última rodada da pesquisa. O tucano tem 70% das intenções, diante de 17,1% do republicano. No levantamento realizado em maio, Marconi tinha 70,5% e Vanderlan, 15% das intenções de voto. Os eleitores indecisos somavam 6,3% e os que votariam nulo ou em branco eram 8,2%. Agora, 5,8% afirmam que votariam em branco ou nulo e 7,1% se dizem indecisos sobre em quem votar num confronto entre Marconi e Vanderlan.

Iris vence a disputa de segundo turno quando o confronto se dá com o ex-prefeito de Senador Canedo. O peemedebistas aparece com 66,2% das intenções, diante de 19,5% obtidos pelo candidato do PR. Os eleitores indecisos somam 7,1% e os que afirmam que votariam em branco ou nulo, 7,2%. Na rodada anterior, o peemedebista tinha 69,2% das intenções, diante de 14% do ex-prefeito de Senador Canedo. Os eleitores indecisos somavam 8,3% e os que diziam que votariam em branco ou anulariam o voto eram 8,5%.

Ex-prefeito e senador têm maiores índices de rejeição



O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) lidera os índices de rejeição entre os candidatos ao governo de Goiás, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, mas é seguido de perto pelo senador Marconi Perillo (PSDB). O peemedebista aparece com 16,9% de rejeição, diante de 14,5% do tucano - diferença de 2,4 pontos porcentuais.

A diferença entre os índices rejeição deles está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O candidato do PR, Vanderlan Cardoso, aparece com 10,6% de rejeição.

O candidato do PSOL, Washington Fraga, aparece com 8%. Mara Jane, lançada pelo PCB, tem 4%. Segundo a pesquisa, 46,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos a governador, enquanto 8,5% não souberam responder à pergunta.

Empate técnico na rodada espontânea



Os candidatos do PSDB, Marconi Perillo, e do PMDB, Iris Rezende, estão tecnicamente empatados no levantamento espontâneo de votos da última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 5 e 9. O senador tucano aparece com 21,2% das intenções, diante de 19,4% obtidos pelo ex-prefeito peemedebista, mostram os números.

A distância que separa Marconi de Iris na espontânea é 1,8 ponto porcentual. O índice está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores.

O candidato do PR aparece na terceira posição, com 3,4% das intenções de voto na pesquisa espontânea. A candidata do PCB, Marta Jane, tem 0,2%. Os eleitores que afirmam não saber em quem votarão para governador totalizam 52,9%. Outros 2% dizem que votarão em branco ou nulo.

Na comparação com a rodada anterior, os números variaram dentro da margem de erro. As variações de Marconi e Iris foram negativas, enquanto que a de Vanderlan foi positiva. O tucano aparecia com22,7% das intenções na pesquisa publicada em maio - 1,5 ponto porcentual a mais que na pesquisa atual.

Iris, por sua vez, aparecia com 20,9% das intenções, 1,8 ponto

porcentual a mais que na rodada atual. Vanderlan teve ligeira alta de 1,2 ponto porcentual - na rodada anterior, ele tinha 2,2% das intenções de votos, mostra a pesquisa.

O índice de eleitores indecisos também sofreu variação dentro da margem de erro, 1,8 ponto porcentual. Os eleitores que afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto são agora 2%, diante de 1,5% da rodada anterior da pesquisa.

No levantamento espontâneo, o eleitor entrevistado indica livremente, sem a cartela de opções, o candidato de sua preferência. Somente depois ele responde à pesquisa estimulada, em que é apresentada a cartela de candidatos que disputam o mandato em questão.

Regiões

Na divisão da pesquisa espontânea por regiões, Iris vence Marconi em Goiânia e na região Central, onde está Anápolis. Na capital, o tucano tem 21,7% das intenções de voto, diante de 29% do peemedebista. Vanderlan, por sua vez, aparece com 5,9%. No Centro, o ex-prefeito de Goiânia aparece com 21,4%, diante de 17,6% do senador. Vanderlan tem 4,8% das intenções.


Marconi vence os adversários nas outras cinco regiões em que está dividida a pesquisa. No Entorno de Brasília, no entanto, 80,6% do eleitorado - maior índice da pesquisa - se diz indeciso. O tucano aparece com 10% das intenções, diante de 5,9% de Iris e 1,8% obtido de Vanderlan.

O índice de indecisos na espontânea é alto também no Norte - 59%. Na região, 22% afirmam que votariam em Marconi se as eleições fossem hoje, diante de 16% obtidos por Iris e 1% por Vanderlan. No Sul, o tucano tem 30,9%, o peemedebista, 21,8% e o republicano, 1,8% das intenções.

Na região Noroeste, Marconi tem 31,2% das intenções, Iris, 17,5% e Vanderlan, 3,8%. No Sudoeste, o tucano aparece com 26,4% das intenções, Iris com 19,1% e Vanderlan tem 1,8%, afirma a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário