quarta-feira, 7 de julho de 2010

Marconi: um marco na história!






Opinião

A evolução política de Goiás construiu um Tempo Novo

Johnathan Ferreira 

O ano de 1998 foi símbolo de um marco histórico na política do Estado. Goiás recebeu uma transformação administrativa, cujo resultado foi grande avanço, tendo como consequência um elevado desenvolvimento econômico e social para Goiás. Mas, para atingir esse grande avanço, foi necessário iniciar pela reestruturação de todo aparelho estatal que se tinha até então, tirando o Estado do improviso administrativo e melhorando o serviço público.

Os servidores foram um dos principais alvos para que essa transformação fosse possível, já que são eles os responsáveis pela promoção da prestação do serviço público. Também são esses funcionários os que diariamente entram em contato com o cidadão, como representantes da Administração Pública. E para que a população tivesse a garantia de um serviço público de qualidade era necessário valorizá-los.

Os servidores públicos se encontravam em um estágio de descontentamento, já que os governos anteriores não os valorizavam e menosprezavam a sua dedicação com as suas funções públicas e, assim, o serviço prestado era um indubitável resultado negativo, de péssima eficiência e de lapso êxito.

Com o governo do Tempo Novo foram criadas novas instituições públicas e reestruturadas as já existentes. Foram compatibilizadas as receitas e qualificados os servidores e todo aparelho estatal. O que foi possível, ao mesmo tempo, garantir à população uma melhor qualidade no atendimento e ajustando-os em padrões elevados de desempenho e resultado, abolindo de vez a famosa burocracia da prestação do serviço público.

Com isso, foi possível a conquista de um importante passo: a credibilidade da eficiência do aparelho estatal com a sociedade. A máquina administrativa deixou de ser terminantemente um aparelho arcaico e não funcional que causava literal aborrecimento aos “clientes do Estado”. 

Essa obsolescência chegou ao fim com o Governo Marconi. E o que vimos foi uma verdadeira revolução na gestão pública deste Estado. Um modelo que passou a garantir ao cidadão uma máquina mais eficiente, humanizando e credibilizando os seus serviços, conscientizando e valorizando os seus servidores.

Um exemplo clássico foi a criação do Vapt-Vupt, um serviço de atendimento integrado ao cidadão que alcançou o incrível índice de 98% de satisfação entre seus usuários, deixando claro, até mesmo entre os mais pessimistas, de que essa atitude tomada pelo governo estadual demonstrou o respeito à sociedade, além da transparência quanto à aplicação do dinheiro público.

A evolução não ficou apenas no âmbito administrativo. Ela se expandiu por toda estrutura organizacional, alcançando um grande avanço no campo tecnológico, melhorando todo o sistema operacional e informativo do governo, sendo este um importante fator para a melhoria quali-quantitativa da gestão pública.

A outra face, inquestionável e destacável desta evolução, ocorreu no campo social. No Governo Tempo Novo foi implantada a maior rede de proteção social da história de Goiás e do Brasil, promovendo assim a maior possibilidade de alcance do mais carente ao amparo do Poder Público.

Buscou-se, dessa forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas que diante de sua realidade social não podem esperar pela conquista de uma estabilidade financeira, e nem mesmo pela ocorrência de um meteórico avanço econômico do Estado.

A realidade é que as suas necessidades urgem e ultrapassam a disponibilidade de espera da execução de garantias que lhe são emanadas, daí a tamanha necessidade do esmero e da responsabilidade da Administração Pública para com esses desassistidos.

Houve um extraordinário desenvolvimento econômico que resultou num relevante crescimento no ranking do PIB brasileiro, saltando da 12ª para a 9ª posição em sete anos. O Estado de Goiás atingiu o maior crescimento entre todas as unidades da Federação, ultrapassando expressivamente a média nacional, saindo de uma mera posição de contribuinte da União para se posicionar definitivamente entre as principais forças econômicas do País. Com isso, Goiás se tornou uma notória referência evolutiva conquistando um importante espaço, se firmando com prestígio no cenário nacional, e não mais atuando como figurante.

Mas teremos novamente a oportunidade de colocarmos Goiás no caminho do desenvolvimento. A sapiência do povo goiano, que foi testada diante de uma situação de pleno domínio das “ostras” que reinaram durante parte das décadas de 80 e 90, mais uma vez será colocada em prática neste ano.

Acreditando na confirmação da sabedoria deste povo, cremos mais uma vez na evolução política dos goianos que reconstruirão o Tempo Novo que, mesmo abandonado pelo atual governo, consegue superar os obstáculos e se mantém firme no propósito de melhorar a vida de todos os goianos.

Deve-se também fazer uma importante observância às questões políticas que foram compromissadas com o povo goiano, e ignoradas pela atual gestão, por isso, é de grande necessidade estabelecer e dar continuidade a todos os compromissos antes firmados e não cumpridos. 

É necessário estabelecer novamente a credibilidade do cumprimento dos compromissos com a população. É preciso dar continuidade ao avanço, ao desenvolvimento e ao crescimento responsável. É necessária uma administração arrojada, eficiente e visionária! É muito importante renovarmos e reconstruirmos o Tempo Novo e dar ao povo goiano a sua merecida valorização, pois, como diz o antigo, mas sábio ditado: “Cada povo tem o Governo que merece”. E o povo goiano merece o melhor, merece um tempo novo de novo!


Johnathan Ferreira é acadêmico de Direito e secretário-geral do DCE das Faculdades Alfa. (j.disousa@gmail.com/ www.twitter.com/johnathanfer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário