quarta-feira, 7 de julho de 2010







POLÍTICA

Primeiro dia de campanha morno em Goiás 

Fabiana Pulcineli

Os dois principais candidatos ao governo de Goiás estrearam a campanha eleitoral em reuniões com segmentos organizados. Iris Rezende (PMDB) escolheu o setor agropecuário, enquanto Marconi Perillo (PSDB) teve encontro com trabalhadores e alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis.

Candidato do PR, Vanderlan Cardoso não teve evento público, apenas reuniões com aliados e assessores no escritório político. Pela manhã, recebeu grupo de 20 jovens empresários ou políticos, segundo a assessoria, levados pelos aliados Igor Arruda (PTN) e vereador de Aparecida Max Menezes (PR). O grupo, batizado de "locomotivo jovem", vai organizar eventos para pedir votos ao republicano em todas as regiões do Estado.

Pela manhã, Iris foi a encontro na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), onde recebeu documento com propostas do setor, colhidas em encontros promovidos pela entidade. Iris disse que incluiria as propostas em seu plano de governo e se comprometeu a buscar soluções para o setor, em diálogo com os representantes.

Ao falar das propostas para o Estado, Iris disse que Goiás precisa de um "líder", explorando o que considera ser ponto forte de sua história política - investimentos em infraestrutura. "É preciso chamar outros governadores e defender os interesses comuns. Não tem quem resista a uma ação séria", afirmou, ressaltando a necessidade de mudança no pacto federativo. O peemedebista destacou a necessidade de investimentos em rodovias e energia.

À tarde, Iris viajou a Iporá para velório do ex-prefeito Sebastião Coutinho (PMDB), que cumpriu dois mandatos.

Marconi passou o dia em Brasília, para votações no Senado, e só iniciou a campanha oficialmente à noite, em reunião com representantes do DCE e dos sindicatos de professores e funcionários da UEG, além de diretores e pró-reitores. O encontro, com cerca de cem pessoas, segundo a assessoria, foi no Hotel Naoum, na rodovia para Brasília. De lá, o tucano voltou à capital federal.

O senador disse que escolheu estrear a campanha em evento sobre a UEG porque a universidade faz parte de seu currículo e de sua história. A universidade foi criada em 1999, reunindo faculdades do interior. Marconi prometeu "autonomia total" à UEG caso seja eleito. "É absoluta ou não é autonomia", disse.

O tucano disse que pretende também trabalhar para que a UEG volte a realizar concursos públicos para ser referência na área, em críticas ao governo atual, que contratou instituições de outros Estados para realizar seleções.

Viagens

Iris e Marconi planejam o primeiro grande ato de suas campanhas para cidades já definidas. O peemedebista deve ir para Luziânia, cidade do candidato a vice Marcelo Melo (PMDB), no Entorno do Distrito Federal. Já o tucano fará o primeiro comício em Goianésia, no Centro Goiano, onde inicia a campanha desde 1998. "Dá sorte", disse ontem no Twitter, anunciando o evento para sexta-feira.


Marconi já adiantou também que fará carreata no sábado, começando pelas duas cidades em que seus adversários são mais fortes, Goiânia e Senador Canedo, e seguindo por cinco municípios até Urutaí, no Sudeste Goiano.

A assessoria de Iris informa que ainda não foi definida data para o início da campanha no interior porque o candidato ainda não obteve CNPJ para abrir a conta bancária e contratar serviços. A expectativa é que os documentos estejam prontos até o fim da semana.

A equipe de Vanderlan afirmou que ele ainda não definiu cronograma de eventos no interior. Ele se reuniu ontem com o governador Alcides Rodrigues (PP) e com o grupo do marketing para discutir os primeiros passos da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário