sexta-feira, 16 de julho de 2010

Serra: com os artistas!






Política & Justiça

Tucano se reúne com artistas, mas proposta fica para agosto
Candidato José Serra faz críticas à gestão petista e aos incentivos culturais. No entanto, não apresenta alternativas. Ministério Público protocola representação contra vice Índio da Costa

Da Agência Folhapress

Esperado para um encontro com cerca de 150 artistas e intelectuais, na quarta-feira à noite em restaurante na zona sul do Rio, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, chegou sem um programa de política cultural. Fez críticas à gestão petista e aos incentivos culturais e prometeu apresentar suas propostas em agosto.

O evento foi organizado pelo cineasta Guilherme Coelho. Serra estava acompanhado do candidato ao governo do Rio pelo PV, Fernando Gabeira (que se divide entre os palanques do tucano e de Marina Silva, do PV), o poeta Ferreira Gullar e o vice de sua chapa, Indio da Costa (DEM).

Serra chegou após as 23h. Sorridente, passou por todas as mesas. Horário e local proporcionaram alguma dispersão – tanto física, como a do humorista Marcelo Madureira, quanto intelectual, como a do artista plástico Raul Mourão, autodeclarados simpáticos ao PSDB. Mas o local seguiu cheio até a 1h.

Madureira foi embora às 23h30. Sandra de Sá também saiu antes de Serra falar. Com o restaurante cheio, Mourão optou por ficar do lado de fora. “Não prestei atenção ao que ele dizia.”

Serra defendeu mais discussão entre artistas, governo e empresários para a concessão de benefícios fiscais. E engrenou com críticas à gestão petista. “Temos assistido no Brasil a uma partidarização do Estado brasileiro”. O candidato disse, ainda, que vê a existência de uma “república sindicalista”.

Diplomacia

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou hoje que o Brasil teria mais chances de fechar, de forma ágil, um acordo com a União Europeia se agisse sozinho, sem depender do Mercosul.

“Seria importante ter uma flexibilização das regras do Mercosul. O Brasil tem condições de avançar mais sozinho”, disse o tucano. Ele lembrou que, em 2004, as negociações dos dois blocos sofreram fortes resistências da Argentina.

Serra participou de reunião com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que já tinha se encontrado no mês passado em Bruxelas com a candidata do PT, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário