quinta-feira, 15 de julho de 2010

Zoológico de Goiânia: abandono!

Diário da Manhã

Opinião

Zoológico de Goiânia é uma vergonha para a população

Carlos Alberto Leréia

Fui novamente à tribuna da Câmara Federal para reportar-me sobre o descaso e o desrespeito com que a prefeitura trata o Parque Zoológico de Goiânia. Atualmente, a cidade possui poucas atrações voltadas para o lazer, e as que possuem chegam a envergonhar os moradores da cidade e desabonar as crianças, os jovens e os turistas que vão à busca de lazer e entretenimento. Quem chega ao zoológico se depara com cenas lamentáveis.

Atualmente, o local está mais de um ano com as portas fechadas e sem ter data prevista para reabertura, já que a instituição não estabelece as exigências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para um funcionamento adequado. Além disso, o local não possui uma planilha com o Plano de Análise de Riscos para Emergência e Qualidade do Ambiente.

Esse ato demonstra a inércia e a omissão das autoridades ligadas à gestão do local. Contudo, quero chamar a atenção das autoridades para a negligência com os animais. Mortes e denúncias de maus-tratos são relatados por servidores e visitantes. Hoje, são fatos constantes e que estampam os jornais e revistas de todo o Brasil. A matança ocorre desde o ano passado. Uma soma esdrúxula ilustra a real situação da instituição. No ano de 2009, 70 animais morreram no Zoológico da capital goiana. Esse número é ainda maior, pois no decorrer de 2010, já se somam 29 óbitos. Nunca faleceram tantos animais como nessa atual gestão da prefeitura.

O fato é que irregularidades acontecem para a aceleração da morte desses animais. A ausência de uma política melhor no trato dos animais é um ponto a ser debatido e modificado. Destaco a precariedade no abrigo desses animais. O espaço físico para comportar os animais silvestres, o qual deveria ser espaçoso, é infinitamente inferior ao ambiente necessário. Um lugar inadequado que propõe a angústia e o sofrimento particular desses animais. Outra ocorrência para a qual chamo a atenção das demais autoridades responsáveis são as inúmeras denúncias sobre tráfico de animais silvestres dentro do Zoológico de Goiânia. Situação preocupante que segue no mesmo ritmo do desaparecimento oculto nas jaulas do recinto. Hoje no Brasil, o tráfico de animais só perde para o tráfico de armas e de drogas. O dinheiro envolvido por ano nessa transação ilegal é enorme e deve ser combatido.

Peço mais veemência e dedicação por parte do Ministério Público de Goiás, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal para averiguar o real sentido de esses animas estarem morrendo . Destaco também o apoio da Polícia Federal para que investigue as denúncias recentes de morte e desaparecimento de animais.

Fui à tribuna, representando a indignação da população de Goiânia, que não aguenta mais o descaso com o local e pede providências urgentes. O Parque Zoológico carece de atenção e, para isso, necessita ser transferido com urgência para o Jardim Botânico. Um espaço cinco vezes maior que o atual local. O mais apropriado, tanto para os moradores arredores quanto para os animais. Essa ação infelizmente esbarra na lentidão da prefeitura de Goiânia. Peço agilidade e ações concretas.

Estarei usando a tribuna da Câmara dos Deputados quantas vezes precisar para denunciar as irregularidades. Os moradores, assim como os visitantes, precisam desse zelo e desse agrado. A cidade de Goiânia merece um zoológico de excelência.


Carlos Alberto Leréia é deputado federal pelo PSDB-GO (www.twitter.com/carloslereia http://www.carlosalbertolereia.com.br/)

Um comentário:

  1. Sr.Deputado
    Sou moradora em São Paulo , professora,e fiquei transtornada com esta falta de respeito com os animais.Faço um trabalho de conscientização com minhas crianças, para que tenham cuidado e respeito com todos os seres vivos deste nosso planeta tão mal dirigido.Ao ler uma notícia destas,qualquer pessoa desanima...que país é este??...que falta de respeito com a população, que vota em pessoas para dirigirem e cuidar do patrimônio de uma cidade,estado e país?
    Sinto enorme tristeza e muita dificuldade de falar neste assunto com meus alunos...
    Faço votos que o senhor continue nesta batalha; contra estas pessoas que se dizem"gestoras" deste espaço.

    ResponderExcluir