quarta-feira, 5 de maio de 2010

Marconi: lançamento de revista!

AGÊNCIA SENADO

Senado edita revista, lança publicação multimídia e abre exposição para celebrar 50 anos de Brasília

O Senado Federal continua comemorando o cinquentenário de Brasília. Na noite de terça-feira (4), na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o vice-presidente Marconi Perillo (PSDB-GO) presidiu a solenidade que lançou uma coleção multimídia e uma edição especial da revista Senatus e abriu exposição fotográfica sobre a nova capital. Estiveram presentes os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Cristovam Buarque (PDT-DF), Adelmir Santana (DEM-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Duque (PMDB-RJ).

A coleção de três CD-ROMs elaborada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, intitulada A Expedição Cruls e outras Expedições para a Mudança da Capital, conta a história das expedições que viabilizaram a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. A publicação reune, entre outros, documentos inéditos sobre os antecedentes históricos da nova capital. Todo esse material poderá ser acessado através da Biblioteca Digital, no site do Senado.

A edição especial da Revista Senatus, organizada pela Secretaria de Informação e Documentação, descreve em detalhes a mudança do Rio para Brasília e os primeiros momentos de funcionamento do Senado no prédio desenhado por Oscar Niemeyer. Através de artigos, da reprodução de documentos e de fotografias, a história do Senado em Brasília é retratada nas 232 páginas da publicação.

Já a exposição inaugurada na Biblioteca, montada pela Coca-Cola, reúne fotografias das diversas etapas da construção de Brasília e do seu desenvolvimento. Com o título de Simplesmente Brasília, a mostra foi uma das iniciativas da empresa para comemorar o cinquentenário da nova capital. A outra foi lançar uma lata especial sobre os 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário